Os desafios de gerenciar um time que trabalha com excelência são diários. Existem os desafios da seleção do colaborador, os desafios da fase de adaptação e da fase da busca dos resultados esperados.
Que não é fácil liderar um time, seja ele grande ou pequeno, disso a gente já sabe. Mas o que muitas pessoas não dão muito valor é a respeito do que vai além de apenas distribuir tarefas e ficar por dentro dos resultados. No entanto, nos deparamos com outro fator no meio deste caminho em busca do time perfeito: existem inúmeras ferramentas, estratégias e práticas que podem melhorar o desempenho da sua equipe. Continue a leitura para descobrir!
A liderança que inspira vem tomando conta das empresas. Assim como as atitudes do líder que são relacionadas ao trabalho influencia diretamente no dia a dia dos colaboradores, um líder inspirador também tem o poder de influenciar positivamente o seu time.
Um líder inspirador vai muito além dos diplomas, conquistas e medalhas. Ser inspirador vem também tem o seu destaque a partir de habilidades em trabalhar com equipe, a forma com que trata as pessoas ao seu redor e até mesmo as maneiras que motiva o seu time. Nada melhor do que olhar para o seu chefe e admirá-lo não só como profissional.
Ter um time engajado é o segredo para alcançar bons resultados. Uma equipe que trabalha motivada está sempre disposta a descobrir maneiras efetivas de alcançar os objetivos da empresa.
Além daquela motivação clichê que todos conhecem, como a famosa frase “Eu acredito que você é capaz!”, existem várias outras maneiras de motivar o time. Algumas delas dizem respeito a própria empresa, como a qualidade de vida oferecido para o colaborador no trabalho, benefícios e promoções.
Outras formas de motivar um colaborador é também utilizar de ferramentas que não físicas, como alcançar a sintonia dos valores e propósitos da empresa com os do colaborador,
Saber identificar as boas habilidades de cada pessoa também é essencial para formar um time campeão. Um bom líder precisa ter um olhar refinado para isso.
Cada colaborador tem habilidades distintas, talentos que valem a pena serem aproveitados e ritmos diferentes. Identificar o que cada profissional tem pra oferecer de melhor, identificar as diferenças pessoais de cada pessoa e como cada colaborador lida com determinadas demandas também faz parte dos pequenos detalhes que fazem um time ser harmonioso e produtivo.
É comum que os líderes sejam responsáveis por muitas demandas ou gostem de revisar os trabalhos entregues pela equipe antes de chegar no cliente final, por exemplo. Mas a verdade é que no fundo isso acaba por atrapalhar o bom desempenho do time.
Dar autonomia para o colaborador tem inúmeros benefícios, e isso é extremamente importante no dia a dia da empresa. Permitir a autonomia nos serviços de responsabilidade dos profissionais do time não é sinônimo de falta de supervisão ou uma equipe desorganizada. Muito pelo contrário, isso faz com que o colaborador aprenda a tomar melhores decisões e ajuda o líder até mesmo a gerenciar melhor a equipe.
O sentimento de realização por parte do colaborador também se torna maior, pois ele irá se dedicar mais em cada tarefa pois somente ele está envolvido e será responsável pela revisão e resultado final. O que tem ligação direta com a responsabilidade geral da equipe.
O colaborar também pode se sentir mais eficiente, consegue organizar melhor suas demandas e pode desenvolver novas habilidades.
Assim como a comunicação pode te fazer desbravar muitos horizontes, também é capaz de arruinar projetos. É indispensável para qualquer líder e qualquer empresa desenvolver uma boa comunicação, e que seja clara e eficiente.
Há inúmeras maneiras de se comunicar com os colaboradores: e-mail, aplicativos de mensagens, plataformas para gerenciamento de equipe e outras inúmeras maneiras. E não importa qual ou quais seja a escolhida, ela precisa realmente funcionar com e sem a presença do líder. Registrar o que foi dito ou solicitado é extremamente importante.
E para que tudo caminhe de maneira tranquila, um bom líder também precisa estar pronto para responder dúvidas e ouvir as sugestões dos seus colaboradores.
Seguir essas dicas te permite gerenciar um time de forma efetiva e promissora, além de claro, manter um bom relacionamento pessoal e profissional com os membros da equipe - de maneira que o líder saiba separar essas duas coisas.
Não existe mágica ou segredos. Existem métodos que funcionam, mas que ainda sim precisam ser adaptar de acordo com a realidade da empresa.
Tenha postura, seja acessível e refine o seu olhar. Esteja sempre disposto a descobrir novas maneiras de melhorar a harmonia do seu time!
Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!