InícioEQUIPE

Gerenciamento de equipe: dicas para ter um time campeão e produtivo

Gerenciamento de equipe: dicas para ter um time campeão e produtivo

08 de setembro de 2022
Gerenciamento de equipe: dicas para ter um time campeão e produtivo
EQUIPE

Os desafios de gerenciar um time que trabalha com excelência são diários. Existem os desafios da seleção do colaborador, os desafios da fase de adaptação e da fase da busca dos resultados esperados.

Que não é fácil liderar um time, seja ele grande ou pequeno, disso a gente já sabe. Mas o que muitas pessoas não dão muito valor é a respeito do que vai além de apenas distribuir tarefas e ficar por dentro dos resultados. No entanto, nos deparamos com outro fator no meio deste caminho em busca do time perfeito: existem inúmeras ferramentas, estratégias e práticas que podem melhorar o desempenho da sua equipe. Continue a leitura para descobrir! 

1 - Seja um líder inspirador

A liderança que inspira vem tomando conta das empresas. Assim como as atitudes do líder que são relacionadas ao trabalho influencia diretamente no dia a dia dos colaboradores, um líder inspirador também tem o poder de influenciar positivamente o seu time. 

Um líder inspirador vai muito além dos diplomas, conquistas e medalhas. Ser inspirador vem também tem o seu destaque a partir de habilidades em trabalhar com equipe, a forma com que trata as pessoas ao seu redor e até mesmo as maneiras que motiva o seu time. Nada melhor do que olhar para o seu chefe e admirá-lo não só como profissional. 

2 - Saiba engajar o seu time

Ter um time engajado é o segredo para alcançar bons resultados. Uma equipe que trabalha motivada está sempre disposta a descobrir maneiras efetivas de alcançar os objetivos da empresa.

Além daquela motivação clichê que todos conhecem, como a famosa frase “Eu acredito que você é capaz!”, existem várias outras maneiras de motivar o time. Algumas delas dizem respeito a própria empresa, como a qualidade de vida oferecido para o colaborador no trabalho, benefícios e promoções.

Outras formas de motivar um colaborador é também utilizar de ferramentas que não físicas, como alcançar a sintonia dos valores e propósitos da empresa com os do colaborador, 

3 - Delegue as tarefas para a pessoa certa

Saber identificar as boas habilidades de cada pessoa também é essencial para formar um time campeão. Um bom líder precisa ter um olhar refinado para isso.

Cada colaborador tem habilidades distintas, talentos que valem a pena serem aproveitados e ritmos diferentes. Identificar o que cada profissional tem pra oferecer de melhor, identificar as diferenças pessoais de cada pessoa e como cada colaborador lida com determinadas demandas também faz parte dos pequenos detalhes que fazem um time ser harmonioso e produtivo. 

4 - Dê autonomia para a sua equipe

É comum que os líderes sejam responsáveis por muitas demandas ou gostem de revisar os trabalhos entregues pela equipe antes de chegar no cliente final, por exemplo. Mas a verdade é que no fundo isso acaba por atrapalhar o bom desempenho do time. 

Dar autonomia para o colaborador tem inúmeros benefícios, e isso é extremamente importante no dia a dia da empresa. Permitir a autonomia nos serviços de responsabilidade dos profissionais do time não é sinônimo de falta de supervisão ou uma equipe desorganizada. Muito pelo contrário, isso faz com que o colaborador aprenda a tomar melhores decisões e ajuda o líder até mesmo a gerenciar melhor a equipe. 

O sentimento de realização por parte do colaborador também se torna maior, pois ele irá se dedicar mais em cada tarefa pois somente ele está envolvido e será responsável pela revisão e resultado final. O que tem ligação direta com a responsabilidade geral da equipe.

O colaborar também pode se sentir mais eficiente, consegue organizar melhor suas demandas e pode desenvolver novas habilidades.

5 - Desenvolva uma comunicação clara e eficiente

Assim como a comunicação pode te fazer desbravar muitos horizontes, também é capaz de arruinar projetos. É indispensável para qualquer líder e qualquer empresa desenvolver uma boa comunicação, e que seja clara e eficiente.

Há inúmeras maneiras de se comunicar com os colaboradores: e-mail, aplicativos de mensagens, plataformas para gerenciamento de equipe e outras inúmeras maneiras. E não importa qual ou quais seja a escolhida, ela precisa realmente funcionar com e sem a presença do líder. Registrar o que foi dito ou solicitado é extremamente importante.

E para que tudo caminhe de maneira tranquila, um bom líder também precisa estar pronto para responder dúvidas e ouvir as sugestões dos seus colaboradores.

Rumo ao sucesso!

Seguir essas dicas te permite gerenciar um time de forma efetiva e promissora, além de claro, manter um bom relacionamento pessoal e profissional com os membros da equipe - de maneira que o líder saiba separar essas duas coisas.

Não existe mágica ou segredos. Existem métodos que funcionam, mas que ainda sim precisam ser adaptar de acordo com a realidade da empresa. 

Tenha postura, seja acessível e refine o seu olhar. Esteja sempre disposto a descobrir novas maneiras de melhorar a harmonia do seu time! 

Fique por dentro das novidades do grupo KPG S/A

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!

Mulher segurando o celular